Anarquismo na Inglaterra

Anarquistas em Londres

O anarquismo na Inglaterra tem seus antecedentes no contexto do radicalismo do partido whig e das seitas protestantes. Durante a Guerra Civil Inglesa e o começo da industrialização, o pensamento anarquista se desenvolve no contexto da política radical desdobrada pela classe operária.

No século XIX, surgem na Inglaterra as primeiras associações revoltosas de trabalhadores. Em 1824, é alcançado o direito à formação dos sindicatos, em oposição aos interesses dos patrões capitalistas, embora a ausência de um sindicalismo forte na Inglaterra e a predominância de metódos políticos não tivesse gerado um ambiente favorável para o desenvolvimento do anarquismo. Este espaço foi mais favorável para o laborismo e o marxismo, que tiveram um peso mais considerável até o fim do século XIX.

Nesses anos, foi destacado o papel liberal da Liga Socialista de William Morris e Oscar Wilde, que reuniam anarquistas e socialistas. Dentro do pensamento teórico-anarquista, a presença do russo Piort Kropotkin, exilado, e sua formulação do comunismo liberal influenciou profundamente os liberais ingleses.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search